Eis o segundo jogo de seguida de puzzle. The Room é um jogo único, no sentido em que é um jogo originalmente de Android bom o suficiente para ser portado para PC.
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Não há muita história. Estamos numa sala (daí o titulo) com um cofre à frente, e temos de o abrir. Para isso, podemos clicar em várias coisas à volta do cofre. Comparando com
We Were Here, este jogo não tem Co-op, nem nenhuma funcionalidade online. Tem melhores gráficos, mas é um estilo de puzzle completamente diferente. Enquanto que We Were Here era puzzle de comunicação e de orientação, este é point and click. Em termos de história e ambiente, são comparáveis. Ambos possuem um ambiente sombrio, e história bastante simples. O que há é pequenos pedaços de informação sobre o lore. Nem sequer sabemos quem somos, nem a nossa relação com o dono do cofre. Aproveito para fazer a distinção entre dois termos que vou usar: História e Lore. História é o que se está a passar no momento do jogo. Por exemplo, em Skyrim, o Dragonborn descobrir o seu poder e derrotar Alduin faz parte da história. Lore é tudo o que está por trás. Mesmo exemplo: em Skyrim, toda a informação sobre como os dragões foram derrotados em primeiro lugar, é lore.
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Uma nota com informação do lore. |
O jogo é um point and click daqueles em que ao invés de termos uma personagem a andar pelo mundo, temos um objecto à frente e podemos clicar nele. Em termos de puzzles, este jogo impressionou-me. Não tanto pela inteligência deles, mas pelo efeito visual. Por exemplo, há um puzzle que ao completar, faz com que uma caixa se abra e revele compartimentos escondidos que constituem por si só um conjunto de puzzles equiparáveis aos da caixa original. No entanto, é muito dificil falar sobre isso sem dar spoiler, além de que teria muito mais a dizer sobre os puzzles, se estes fossem maus, ou excepcionalmente perfeitos . É difícil descrever bons puzzles sem dar spoiler.
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Um enigma |
O primeiro objetivo do jogo é arranjar uma lente para um monóculo. O monóculo permite ver coisas invisivéis ao olho nu, que se relacionam com a matéria negra e alquimia. O monóculo faz também alguns efeitos visuais surpreendentes, e é uma das melhores coisas que podiam ter metido neste jogo, pois complementa bastante bem o tema, ambiente, e lore.
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O cofre visto normalmente |
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O cofre visto através do monóculo |
O lore: Havia um alquimista que achava ter descoberto o verdadeiro objectivo da alquimia, enquanto que toda a gente achava que era fazer ouro a partir de pedra. O objectivo sendo uma espécie de matéria negra que está entre os quatro elementos básicos da alquimia: terra, fogo, água, ar. O resto do lore tem a ver com a busca deste individuo por esse elemento. O acesso que nós temos ao lore é feito através de uma série de notas deixadas no cofre. Não falarei do resto do lore, porque spoiler.
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A primeira nota de lore |
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Em termos de ambiente, o jogo aponta para algo sombrio, misterioso e desconhecido. Tem um ou dois momentos uau, que contrastam com o ambiente geral do jogo, e realçam a sensação de descoberta e realização que o dono do cofre devia ter sentido ao descobrir o tal elemento sombrio. O background do jogo ajuda, embora eu gostasse de saber por que motivo a nossa personagem achou boa ideia explorar um cofre antigo de alquimia numa sala escura. Devia saber que eu ia jogar. A música adequa-se ao jogo, embora haja partes que seriam mais adequadas a um jogo de terror. Sendo eu a autêntica galinha que sou, havia partes do jogo em que eu estava aterrado de medo de um jump scare, por causa da música. Cheguei mesmo a sentir o coração parar, quando a música soou uma nota mais alta. Já agora, não há jump scares neste jogo.
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Mais um enigma, que eu preciso de algo para separar parágrafos |
No geral este jogo é bastante bom. É curto, mas eu acho que se fosse mais longo tornava-se aborrecido, e repetitivo. Tem um lore evolvente, uma história que serve o seu propósito, e é um jogo que qualquer fã de puzzles devia jogar. Dito isto, não é grátis, e tendo uma duração de duas horas, pode não parecer bom investimento a toda a gente. Deixo isso ao critério de cada um.
Existe também uma sequela, que eu jogarei no futuro.
Steam
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