Como Abrir um(a) Port(a) num Router da MEO/Vodafone (e Como Criar um Servidor de Minecraft)

Abrir um(a) port(a) num router tem sido um problema para grande parte dos jogadores que tencionam hospedar servidores privados nos seus próprios computadores. Geralmente, quando se pesquisam coisas como "Como criar um servidor de (inserir jogo)", o pessoal que ensina a fazê-lo aconselha os utilizadores a instalar programas como Hamachi e Evolve para o efeito. Na minha opinião (que na realidade é a opinião do meu colega de blog, Diogo Mendonça), a maneira mais eficaz de hospedar um servidor é através de um(a) port(a) num router. Visto que apenas sou utilizador de MEO e Vodafone, só sei como abrir port(a)s nos routers destes serviços, cuja semelhança é muita.
Em primeiro lugar, pesquisem no vosso computador "cmd" e abram a "Linha de Comandos", como indicado na figura seguinte:
Na linha de comandos, escrevam "ipconfig". Procurem a linha onde está escrito "Default Gateway" e copiem os números que aparecem nessa linha (exemplo: 000.000.0.000).
Abram o vosso browser e colem o que copiaram anteriormente no local onde aparecem os links dos sites. Se o vosso router for MEO, irá pedir para iniciar sessão. Não se preocupem, tanto o nome do utilizador como o palavra-passe são "meo". No caso da Vodafone, não terão de iniciar qualquer sessão. Após terem iniciado a sessão (ou não), deverão ter diante dos olhos uma página como a seguinte apresentada:
Nessa página, cliquem em "Ferramentas" e, de seguida, em "Partilha de Jogos e Aplicações". Quando estiverem na respetiva página, cliquem em "Criar novo jogo ou aplicação".
Têm de dar um nome ao vosso jogo ou aplicação. Por exemplo, eu chamei-lhe "Minecraft". Após terem nomeado o vosso jogo ou aplicação, selecionem a opção "Entrada manual de mapeamento de portas" e cliquem em "Avançar".
De seguida, aparecerá uma página com uma espécie de tabela. Uma das colunas terá "Intervalo de portas" escrito, onde estarão dois espaços por preencher. Esses espaços terão de ser preenchidos com o número da porta que querem abrir. No caso de Minecraft, o número da porta que querem abrir é 25565. Caso queiram abrir uma porta para um jogo diferente, terão de pesquisar qual é a porta que esse jogo "exige" que seja aberta. Depois de clicar em "Adicionar", cliquem em "Associar jogo ou aplicação a um equipamento de rede local", como indicado na figura abaixo.
Nesta fase, só têm de selecionar o nome do vosso dispositivo, assinalar o quadrado em branco e clicar em "Aplicar".
Desta forma, ficarão com a vossa porta aberta e funcional. Para os interessados, o que se segue ensina-vos a criar um servidor de Minecraft. Para os não-interessados, procurem mais abaixo na publicação como saber qual é o IP que vos permite a vocês e aos vossos amigos entrar nos vossos servidores.
Para criar um servidor de Minecraft, terão de fazer o download do ficheiro do servidor. Este ficheiro pode ser encontrado neste site: minecraft.net/pt-pt/download/server.
A seguir, criem uma pasta no ambiente de trabalho e coloquem lá o ficheiro do servidor. Abram a pasta e criem um documento de texto (Botão Direito do Rato - Novo - Documento de Texto).
Abram o documento de texto e escrevem lá o seguinte: "java -Xmx1024M -Xms1024M -jar (nome do ficheiro do servidor).jar". Isto executará, no futuro, o servidor com 1 GB de RAM. Se quiserem mais (ou menos), substituam onde está "1024" (os dois locais onde está escrito) pela quantidade de RAM que pretendem dedicar ao servidor (1 GB = 1024 MB, 2 GB = 2048 MB, etc...). Depois, cliquem em "Ficheiro" e "Guardar Como".
No "Nome do ficheiro:" escrevam "run.bat" e onde está "Guardar com o tipo:" selecionem "Todos os ficheiros", como demonstra a figura que se segue.
Abram o ficheiro "run.bat" que acabaram de criar. Este ficheiro vai abrir uma linha de comandos que eventualmente irá fechar de forma automática. Quando isto acontecer, abram um ficheiro chamado "eula" que estará na pasta do servidor e onde está "eula=false" apaguem "false" e escrevam "true".
Guardem o ficheiro "eula" e fechem-no. Agora podem abrir o vosso servidor de Minecraft à vontade através do ficheiro "run.bat", que já não irá fechar. Agora só falta saber qual é o IP do vosso servidor. Para o descobrirem só têm de entrar neste site: meuip.com. O vosso IP é aquele número em letras bem grandes no meio da página, não deve ser difícil de encontrá-lo.
Desta forma, já poderão criar os vossos próprios servidores e partilhá-los com os vossos amigos. Só mais uma dica, se forem o hospedeiro de um servidor de Minecraft, não entrem no vosso servidor com o IP que aparece neste site, mas sim com "localhost". Espero que esta publicação tenha sido útil.

P.S. (da autoria do "colega de blog, Diogo Mendonça"):

Alguns routers pedem o IP local do computador, quando se associa um jogo ou aplicação a um equipamento. Esse IP local é o que aparece como ipv4 na linha comandos.
Além disso, alguns routers têm o hábito irritante de mudar o IP local sempre que ligam o PC ao router. Normalmente, se procurarem na caixa de ferramentas desse router, há de haver uma opção para ter um IP local fixo, ou seja, um IP que nunca mude. Se não houver, é provável que o vosso server falhe de vez em quando. Quando isso acontecer, voltem à caixa de ferramentas do router, vejam qual é vosso IP local, e caso tenha mudado, associem o jogo/aplicação ao vosso computador outra vez. Convém realçar que este IP local só serve para pessoas que estejam ligadas à mesma rede local, ou seja, ligadas ao mesmo router. Se estiverem a jogar com alguém que não esteja em vossa casa, precisam do IP que encontraram no site acima.
Para se ligarem ao vosso próprio servidor podem usar, no lugar do IP:
  • "localhost" (sem aspas)
  • 127.0.0.1 (recomendo um destes dois primeiros, visto que faz uma ligação direta e mais rápida)
  • o endereço IP local (serve para quem está na mesma rede local)
  • o IP que encontram no site, que serve para toda a gente.
Quanto ao servidor de Minecraft, existe um ficheiro chamado server.properties, que contém uma linha a dizer "server-ip=". Deixem essa linha em branco. Meter lá coisas só dá complicações desnecessárias.
Se por alguma razão quiserem usar para o servidor de Minecraft outro port, substituam na linha "server-port=25565" o número que vem por default pelo número do port que queiram usar.
Sempre que quiserem usar uma porta com número diferente, terão de abrir os ports para esse número, seguindo os passos acima, substituindo 25565 pelo número da porta. Não podem usar um port que esteja fechado.
Por último, podem usar o mesmo port para várias coisas desde que não seja ao mesmo tempo. Por exemplo: Podem usar 25565 para um servidor de Minecraft, e para um servidor de Unturned, desde que não estejam os dois abertos ao mesmo tempo. Se quiserem ter dois abertos ao mesmo tempo, vão ter de usar ports diferentes.

Comentários