Battlerite

Resultado de imagem para battlerite
Battlerite é um jogo com um conceito muito simples e, ao mesmo tempo, bastante divertido.
Basicamente, o conceito do jogo é: duas equipas (de 2 ou 3 elementos) andam à porrada até todos os elementos de uma das equipas falecerem. Ganha a equipa que conseguir matar a equipa adversária 3 vezes (ou seja, à melhor de 5).
Para jogar, cada jogador escolhe um personagem (de momento, estão já implementados 26 personagens), semelhante ao que acontece num MOBA. Os personagens estão divididos em três categorias: Melee, Ranged e Support.
Como o nome indica, os personagens melee são aqueles que lutam corpo-a-corpo, mano-a-mano. Geralmente, estes personagens são aqueles que têm mais vida e, por isso, foram desenhados com o intuito de ocuparem a linha da frente.
Os personagens ranged atacam à distância e, geralmente, são os mais fortes, quer a nível de ataques básicos, quer a nível de habilidades.
Os personagens do tipo support podem não ser os personagens que dão mais dano, mas são muito decisivos no decorrer do jogo (provavelmente, muito mais decisivos do que nos MOBA's). Estes personagens suportam os outros jogadores a diferentes níveis ("A sério, génio?"). Geralmente, estes personagens são responsáveis por curar a sua equipa de forma bastante significativa, podendo mesmo torná-la invencível. Para além disso, estes personagens também costumam ter habilidades que oferecem escudos aos aliados ou que impedem os adversários de se mover (o chamado Crowd Control). Em diferentes jogos, ser o suporte da equipa não costuma ser muito gratificante, mas tal não acontece em Battlerite. Falo por experiência própria, pois eu costumo preencher a posição que ninguém quer ocupar e, grande parte das vezes, essa posição é a de suporte. Como disse anteriormente, a função de suporte está maioritariamente associada à cura, mas, em Battlerite, os suportes são mais do que isso. Para começar, os poderes de cura (cuja tecla predefenida costuma ser o botão direito do rato) são skillshots, na maioria dos casos, o que torna a tarefa de curar desafiante (ou frustrante). Depois, apesar de não darem tanto dano como os outros personagens, este ainda é significativo. Em último lugar, os suportes têm uma capacidade aceitável de autodefesa, ou seja, em Battlerite se um suporte se encontra sozinho contra dois ou três adversários é pouco provável que vença a batalha, mas consegue sobreviver durante algum tempo e ainda dar algum dano aos adversários, devido às habilidades curativas, imobilizadoras, danificadoras e de mobilidade (por exemplo, um salto). Este tempo pode ser o suficiente para um aliado se juntar à festa e dar a volta à batalha. Por oposição, no caso de League of Legends (por exemplo), o suporte, se estiver sozinho, morre em menos de 1 segundo em situações como esta, visto que, geralmente, os suportes não só não dão dano, como não possuem muita mobilidade, a cura costuma ter cooldowns muito elevados e as habilidades imobilizadoras não costumam dar tempo suficiente ao suporte para fugir.
Prosseguindo, Battlerite é um jogo de equipa e, por essa razão, deve ser jogado como tal. Todos os elementos da equipa são importantes, seja qual for a sua função, e o jogo faz questão de deixar isso bem claro através da pontuação individual. "O que é a pontuação individual?" perguntarão alguns de vocês. Bem, a resposta é simples: a pontuação individual reflete o desempenho de cada jogador na ronda e é traduzida num número (quanto maior for a pontuação, melhor é o desempenho). A pontuação individual é baseada em três aspetos: dano, cura e crowd control. O peso entre eles é o mesmo, ou seja, o dano é tão importante como a cura e o crowd control (e não mais, como costuma acontecer noutros jogos). Esta pontuação não influencia o resultado final do jogo, portanto, devemos focar-nos na vitória da equipa e não em obter mais pontos do que toda a gente. No final de cada ronda, o jogador com maior pontuação individual da equipa vencedora é premiado "MVP" (Most Valuable Player) da ronda. Novamente, este prémio não oferece nada ao jogador que o obteve, mas é uma forma de os jogadores fazerem um balanço acerca da sua prestação. Este sistema de pontuação individual está muito bem conseguido, visto que, salvo raras exceções, o melhor jogador da ronda é de facto premiado "MVP". E este jogador é aquele que se preocupa em ganhar o jogo, através do trabalho em equipa, e não aquele que só está preocupado consigo mesmo e com a sua pontuação.
Por falar em trabalho de equipa, dou-vos um conselho: mantenham-se junto da vossa equipa. Como disse anteriormente, todos os elementos da equipa são importantes, logo uma equipa não é a mesma sem um dos seus elementos. Se um destes se afastar, está mais vulnerável e é bem provável que toda a equipa adversária aproveite a oportunidade e o mate, enfraquecendo a equipa. Claro que é possível dar a volta, mas quem joga Battlerite sabe o quão importante é a equipa.
Com base na minha pequena experiência de jogo, posso afirmar que Battlerite está muito bem equilibrado. Eu até digo mais, nunca vi um jogo tão equilibrado como Battlerite. Todos os personagens do jogo são fortes e úteis. É óbvio que há personagens mais fáceis de jogar do que outros e há personagens que aparecem mais frequentemente do que outros, mas não é possível dizer que não se vê "x" por estar fraco. Não é possível comprar items que alterem o dano ou a vida (por exemplo) do personagem (outra diferença em relação aos MOBA's). Só é possível alterar ligeiramente as habilidades de um personagem através de loadouts (conjunto de 5 cartas, escolhidas entre cerca de 15/16, que alteram alguns efeitos de um personagem). Para ser sincero, preferia que nem existissem loadouts para que todos os jogadores jogassem nas mesmas condições.
Cada personagem tem 9 habilidades: o ataque básico no botão esquerdo do rato; uma habilidade de mobilidade na barra de espaço (nem todos os personagens têm); um contragolpe no botão "Q" (acho que todos os personagens têm um, mas não tenho a certeza); um Ultimate no botão "F" (para o usar é preciso ter 4 "barrinhas amarelas" cheias); um poder no botão "R" que consome uma "barrinha amarela"; 2 poderes que consomem uma "barrinha amarela" que são variantes de dois poderes do kit normal e que se usam através da combinação Shift+Botão (os poderes com variantes são diferentes de personagem para personagem); quase todos os suportes têm direito a um poder de cura no botão direito do rato. Estes são o tipo de poderes mais comuns em Battlerite, mas cada personagem tem poderes únicos, intuitivos, divertidos e que requerem perícia para os acertar. Se calhar podem achar que 9 habilidades é demasiado, mas na minha opinião, obriga o jogador a conhecer o seu personagem de tal forma que saiba que habilidades devem ser usadas nas variadas situações, tornando cada duelo uma experiência diferente. Por exemplo: às vezes é mais benéfico gastar uma "barrinha amarela" na habilidade do botão "R" do que esperar que as 4 sejam preenchidas para usar o Ultimate.
Ainda não falei muito sobre as arenas, mas não há muito que se lhe diga, as arenas são todas muito semelhantes. No meio do mapa há uma esfera que aparece de x em x tempo e que dá benefícios à equipa que a destrói. Também há pequenas esferas que curam ou que preenchem um bocado das "barrinhas amarelas", tornando o jogo dinâmico. Quando um jogador morre, deixa no lugar da morte uma esfera que pode ser apanhada por um dos seus colegas de equipa, preenchendo as "barrinhas amarelas" de quem a apanha (não sei se também cura).
Passemos agora a falar da generosidade do jogo. Ao contrário de grande parte dos jogos, é muito fácil ganhar caixas que oferecem items exclusivamente cosméticos (skins, icons...) e que não requerem qualquer chave (que nos outros jogos custam cerca de 2 euros cada, que roubalheira...). Para além disso, se não nos calhar aquela skin que tanto ansiamos ter nas caixas, é possível comprá-la sem gastar um tostão (é de notar que não é fácil ganhar os tokens necessários para comprar algumas skins, mas não deixa de ser possível comprá-las sem "investir" dinheiro "real" no jogo).
Por falar em dificuldades monetárias, um dos aspetos negativos de Battlerite é que é muito difícil de ganhar Battle Coins suficientes para comprar os personagens mais caros. Enfim, nada é perfeito...
Outro aspeto negativo, pelo menos para mim, é o tempo de resposta entre o momento em que carrego num botão e a execução da ação ser muito grande. Acho que o tempo de resposta entre estes dois acontecimentos devia ser mais parecido com o tempo de resposta das habilidades no LoL.
Para finalizar, quero dizer que é óbvio que aconselho este jogo. O jogo é incrivelmente fácil de aprender, não há muito que saber (ao contrário dos MOBA's, onde é preciso tirar um curso intensivo). Se tiveram paciência para ler esta publicação completa, têm paciência para aprender a jogar Battlerite. Testem alguns personagens, vejam quais aqueles que acham mais divertidos e intuitivos de jogar. Se tiverem curiosidade, de momento os meus personagens favoritos são: o Shifu (Melee), o Jumong (Ranged) e a Blossom (Support). O jogo é grátis, existe na Steam, a primeira temporada começou há cerca de 2 semanas e é escusado dizer que é muito mais divertido de jogá-lo com amigos. Boas porradas!

Comentários