Creeper World 3 Arc Eternal (Não, não é um fan game de minecraft)

Deixem-me apresentar-vos o meu tower defense preferido: Creeper World 3.

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Como referido acima, creeper world é um tower defense. A grande diferença entre este jogo e o genérico TD, é o inimigo. Em vez de ter-mos inimigos às ondas, temos o "creeper" (mais uma vez, nada a ver com minecraft) que é uma espécie de líquido que se vai expandindo. O jogador tem de trabalhar com o terreno que lhe é dado para conseguir manter o creeper afastado. Para isto tem à sua disposição um grande arsenal de armas e engenhocas, com o qual criar a sua base impenetrável.

Um jogo bastante no início
Creeper world 3 tem vários modos de jogo.
Arc Eternal: modo campanha, com história e progressão entre níveis
Tormented Space: Uma grande colectânea de níveis
Prospector Zone: Outra Grande colectânea de níveis, mas com objectivos diferentes
Alpha Sector: Mapas feitos por Beta Testers
Colonial Space: Níveis feitos por outras pessoas
O jogo possui também um excelente criador de níveis, com uma quantidade inacreditável de ferramentas, e opções para o jogador, para poderem criar os vossos mapas diabólicos da morte matada!

Isto é o pináculo de Level Design. Contemplem: o melhor nível um mero mortal pode criar!
O Lore do jogo é muito simples. Por várias vezes diferentes espécies tornaram-se grandes civilizações. No entanto, sempre que uma ascendia demasiado, o misterioso creeper aparecia, e tudo comia. Ninguém o parava por completo, embora por vezes parecesse. Mas o creeper voltava sempre, trazendo consigo o fim de quem estivesse à sua frente.
Uma dessas civilizações foi a cidade de Odin (cenas presentes nos jogos anteriores da franquia), que foi a que mais conseguiu fazer frente ao creeper.
Agora a história: nós jogamos como Skars, o homem que defendeu Odin, que acorda numa nave no meio do espaço. Odin caíra há bastante tempo, e novas civilizações ergueram-se e colapsaram perante o creeper. E agora temos de encontrar respostas sobre o creeper. Para isso contamos com a ajuda de uma inteligência artificial que nos acompanha nesta jornada.
Cada planeta é um nível, e temos de completar todos os planetas num sistema para seguir para o próximo. Podemos sempre voltar atrás para repetir um nível, embora não se ganhe nada com isso.
A história do jogo é bastante boa, e consegue criar um ambiente de mistério e misticismo à volta do creeper. o meu único problema é o fim, que não é mau, longe disso, mas pareceu-me bastante repentino.
Não é preciso jogar jogos anteriores da franquia para se entender a história do jogo.

Com "uma inteligência artificial que nos acompanha nesta jornada" eu quis dizer "uma inteligência artificial que nos manda fazer coisas"
Cada nível segue o mesmo esquema: Obter energia, usar energia para obter e armar armas, dar cabo do creeper. E é um bom esquema, pelo menos enquanto se se vai descobrindo coisas novas e avançando na história. Depois de se já ter tudo, os níveis começam a ser todos igualmente fáceis de vencer. Durante um bocado, é divertido explorar novas estratégias, mas quando se aprende bem o jogo, e se descobre uma excelente estratégia, torna-se repetitivo. Desde que se aguente os primeiros minutos, aguenta-se o resto. E é esta minha principal queixa. Só se perde este jogo nos primeiros minutos (a não ser que seja um nível com limite de tempo). Torna-se, portanto, repetitivo, e, sabendo aguentar o início, os níveis deixam de se apresentar como um obstáculo, passando a ser um contra tempo. Existem centenas de níveis fora da campanha, mas são repetitivos, ao não apresentarem um desafio. Na minha opinião, isto seria fácil de resolver: bastava aumentar a "agressividade" do creeper à medida que o tempo fosse passando. Não seria meter limite de tempo, mas daria um belo motivo ao jogador para se despachar, o que por sua vez causaria pressa, e tentar ganhar rapidamente um nível é a melhor maneira de o perder, neste jogo mais do que na maioria. Há níveis que são impossíveis (nos extra), e são-no porque simplesmente não se tem tempo de fazer nada antes de o creeper bater à porta. Isso nunca se deve fazer. Nível impossível é mau level design. Agora, há níveis que são considerados quase impossíveis. E são-no porque é dificil aguentar o início. Mas após os primeiro dez minutos, o resto do nível é apenas um contra-tempo.

Altura em que ainda é possível perder

Altura em que já não é possível perder

E, no entanto, uma hora depois cá estamos.
Os níveis podem chegar a demorar mais de uma hora, mas para isso é que serve o botão de velocidade 4x, portanto acaba por não ser mais do que meia hora, no máximo.

Em termos de música, o jogo tem um soundtrack muito bom. Em termos de efeitos sonoros também está bastante bem.
Os gráficos esses, são aceitáveis, nada do outro mundo, mas podem ver por vocês mesmos nos screenshots, e fazerem o vosso julgamento.
É um jogo muito bom, e aconselho-vos a experimentar.
Podem encontrá-lo na steam aqui, ou, se não estiverem convencidos, podem experimentar aqui uma versão flash do primeiro, com níveis novos diariamente.
Deixo-vos com a progressão de um nível que eu joguei.










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