Aragami

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Em primeiro lugar, Aragami é um jogo do género stealth (furtivo), semelhante a Assassin's Creed ou Styx: Master of Shadows, no qual controlamos um ser chamado Aragami (vai-se lá saber onde foram buscar o nome do jogo). Eu descobri este jogo na Lisboa Games Week do ano passado e tive curiosidade no jogo, tanto que acabei por o comprar. Por falar nisso, se forem à LGW, visitem a zona dos jogos Indie, porque há muitos jogos interessantes nessa zona. Ainda não sei se vou este ano, mas tenciono fazê-lo pela terceira vez consecutiva.
Voltando ao jogo: a história começa quando Aragami é invocado por uma senhora luminosa chamada Yamiko que (se não estou enganado por já ter jogado o jogo há algum tempo) lhe pede ajuda para a libertar. A história não é muito grande, portanto não convém contar muito mais acerca da história a não ser o seguinte: quando Aragami é convocado não tem noção de quem foi quando ainda era vivo. Ao longo da história, Aragami vai ter flashbacks de alguns momentos importantes da sua vida, que lhe vão dar pistas acerca de quem foi. No final do jogo, Aragami acabará por descobrir a sua identidade, mas descubram por vocês mesmos (ou vejam gameplays no YouTube).
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Como já tinha dito, quanto à história não há muito mais a dizer. Quanto à jogabilidade, a história é outra. O jogo passa-se muito à volta das sombras, ou seja, os "poderes" do Aragami estão todos relacionados com as sombras, visto que Aragami é um ser sombrio por ele próprio. O que vou fazer é listar alguns dos poderes do Aragami, porque uma das coisas que tem piada no jogo é descobrir quais destas ferramentas mais gostamos e achamos mais eficientes para passar o jogo. Para começar, Aragami tem uma espada que mata um inimigo carregando num simples botão. Aragami pode criar sombras para os inimigos não o detetarem e pode tranportar-se para as sombras (criadas ou existentes). Eu também gosto de usar as kunais para matar inimigos à distância (o número de kunais é reduzido). Há também armadilhas que podemos ativar quando os inimigos passam por cima delas, eliminando-os instantaneamente. Aragami tem um guizo que pode tocar para atrair os inimigos para uma determinada localização. Aragami pode ficar invisível. É possível fazer desaparecer os corpos dos inimigos mortos para o resto dos inimigos não o encontrarem e ficarem à nossa procura. Por fim, é possível matar inimigos invocando um ser sombrio que os faz desaparecer (ao usar esta habilidade, ganhamos um de "stock" da habilidade equipada, por exemplo, ganhamos uma kunai ou uma armadilha se tivermos equipadas estas "armas"). Para desbloquear as habilidades, é necessário encontrar uns manuscritos que se estão espalhados ao longo do jogo.
Não me posso esquecer de referir que ao longo desta aventura, estamos acompanhados do nosso corvo Kurosu, cuja função é principalmente informativa (por exemplo, indica para onde temos de nos dirigir). Algumas das habilidades referidas anteriormente custam "mana", ou seja, temos de ter "mana" para poder criar sombras e transportarmo-nos para as sombras, por exemplo. A "mana" é ganha simplesmente por estarmos nas sombras e gasta-se ao usarmos algumas habilidades ou se estivermos próximos a uma fonte luminosa. Aconselho-vos seriamente a estarem sempre nas sombras para passarem o jogo. O medidor de "mana" encontra-se na capa, que se encontra mais preenchida quanto mais "mana" tiverem. Na capa também é possível ver a habilidade selecionada. Olhem para a figura a seguir para compreenderem o que quero dizer:
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Para fãs de skins dos personagens dos MOBA's, fiquem a saber que é possível mudar o aspeto visual do Aragami e não precisam de pagar nenhum cêntimo a mais. Apenas têm de fazer alguns objetivos definidos pelo jogo.
Para terminar, gostava de falar sobre o que eu considero serem os aspetos positivos e aspetos negativos do jogo.
Positivamente, tenho a dizer que: gosto muito do ambiente do jogo (tanto do ponto de vista visual, como do ponto de vista auditivo); gosto do facto do jogo poder ser passado de diferentes maneiras, recorrendo às diferentes ferramentas que o jogo fornece (que são muito fáceis de utilizar), sendo este um jogo de jogabilidade flexível; gosto do conceito do jogo em si e das suas mecânicas.
Negativamente, tenho a apontar que a história não é nada de especial, não nos fazendo estabelecer uma relação forte com o Aragami, e que para correr o jogo é necessário um computador minimamente bom (tanto que eu não consegui jogar no meu computador, tive de jogar no do meu irmão). 
Eu não joguei co-op por impossibilidade, portanto não posso fazer referência a tal, mas geralmente eu gosto de jogos que permitem que se joguem em cooperação com alguém.
Concluindo, eu acho que o jogo é bom, apesar da sua fraca história, e recomendo que o experimentem.

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